Results 1 to 3 of 3

Thread: Ajuda com estruturação de modelo

ssx
    ssx is offline Junior Member

Default Ajuda com estruturação de modelo

Olá, sou novato no Sugar e gostaria de uma ajuda.

Pelo que notei, o Sugar trata as Contas como empresas, mas isso não se aplica ao meu negócio.

Não trabalho com empresas e sim com pessoas, oferecendo serviços financeiros.

Um potencial cliente pode se tornar cliente ativo de mais de um produto ao mesmo tempo, por exemplo, pode ser cliente de poupança, fundo de investimentos e CDB.

Pensei em tratar esses produtos como Contas macro, mas como fazer para que um mesmo contato (cliente) esteja dentro de várias contas?

Outra dúvida surge ao criar uma nova oportunidade para um cliente. É possível criar uma oportunidade nova para um cliente que esteja interessado em mais de uma conta (produto)? Por exemplo, o cliente tem interesse em adquirir fundos de investimentos e poupança.

Em outros tópicos ví que é possível fazer um relacionamento de m:m (muitos para muitos) entre contas e contatos. Isso também é possível entre contatos, contas e oportunidades?

Pensei que tratando os produtos (fundos de investimento, poupança, cdb, etc.) como contas o gerenciamento seria mais fácil, pois se tratar cada cliente pessoa física como uma conta chegarei a muitas contas no futuro e isso poderá se tornar mais difícil para gerenciar.

Como sou novato gostaria de ouvir as opiniões de vocês que possuem mais experiência.

Essa maneira que enxergo é a ideal? Existe alguma outra possibilidade dentro do que descrevi?

Posso ter problemas futuros se tratar as contas como "produtos" já que cada cliente pode ser cliente de vários produtos?

Muito obrigado desde já pela atenção.

Abraços!

andopes's Avatar
    andopes is offline A Sugar Hero | Help Forum Moderator

Default Re: Ajuda com estruturação de modelo

Olá ssx

A propósito, qual o seu nome?
    Pela minha experiência a solução que mais atenderia a suas necessidades é a que se segue:

Módulo Contas: Utilizar como "Cliente" ou "Sociedade"
    Acredito que, eventualmente, há contas conjuntas, logo o nome da Conta (Cliente) não se trata de uma única pessoa, mas sim de 2 ou mais.
    No paradigma SugarCRM, e CRM de um modo geral, Contas está no topo da "pirâmide".

Módulo Contatos: Utilizar como "Clientes" propriamente dito
    No caso de uma Conta individual haverá apenas um Contato vinculado à Conta, mas nos casos de Conta Conjunta poderá haver diversos Contatos.

Módulo Oportunidades: Utilizar como "Oportunidade" ou "Venda". Creio que você tem uma denominação mais adequada ao seu negocio.
    Uma Oportunidade está obrigatoriamente vinculada a uma Conta e eventualmente vinculada a um ou mais Contato.
    No SugarCRM você pode definir que papel cada Contato exerce em uma Oportunidade, desta forma você pode definir se um determinado Contato é o titular ou beneficiario da Oportunidade em questão (no caso de conta poupança ou seguro, se faz sentido para você).

Módulo Produtos (versão PRO): Você pode criar um Produto do Catálogo e vinculá-lo a uma Oportunidade.

Com este cenario você pode:
    Definir o seu catálogo de Produtos (todos os tipos de contas que sua empresa vende);
    Cadastrar todos os seus Clientes (individuais ou sociedades);
    Cadastrar todas as Pessoas que exercem algum papel nos seus Clientes;
    Cadastrar todas as oportunidades vendidas aos seus Clientes, com a vantagem de mapear quais papeis cada pessoa exerce em cada Oportunidade.

Entre em contato conosco caso queira discutir a solução.

Att
    André Lopes
    DevToolKit / Project of the Month - June 2009
    Lampada Global Services- Open Source Solutions
    Avenida Ipiranga, 318
    Bloco B - CJ 1602
    São Paulo, SP 01046-010
    Brazil
    Office: +55 11 3237-3110
    Mobile: +55 11 7636-5859
    e-mail: andre@lampadaglobal.com

Lampada Global delivers offshore software development and support services to customers around the world.
    Lampada is proud to be a SugarCRM Gold Partner, revolutionizing Customer Relationship Management.

I DO NOT answer questions through PM and Email. If you need some help post your question into SugarForum.

ssx
    ssx is offline Junior Member

Default Re: Ajuda com estruturação de modelo

André, tudo bem? Me chamo Sinésio.

Primeiro gostaria de agradecer pela pronta resposta. Seguem minhas considerações:

Não trabalho com contas conjuntas, são todas individuais. Por isso, acredito que o módulo Contas e o módulo Contatos serão praticamente repetidos se utilizar o Sugar da maneira como você propôs.

A alternativa que pensei foi em criar Contas como produtos. Uma conta de Poupança teria diversos contatos dentro dela, ou seja, os clientes que possuem poupança. A conta Fundos de Investimento teria diversos outros contatos dentro dela. O detalhe é que um cliente de poupança também pode ser cliente de fundos de investimento.

Por isso perguntei se era possível fazer uma relação de Muitos para Muitos entre contas e contatos no Sugar Free. É possível? Consigo fazer isso apenas como Admin ou tenho que ter noções de programação para alterar o código php?

Pelo que notei o Sugar Free da comunidade não oferece gráficos e nem relatórios. É isso mesmo? Teria que migrar para o Pro ou outro mais avançado para ter esse tipo de funcionalidade?

Por fim, o que acha dessa minha idéia de ter contas como, digamos, Macro Produtos da empresa? Estou inclinado a utilizá-lo dessa maneira se for possível atribuir um relacionamento m:m entre contas e contatos.

Muito obrigado novamente pela atenção e parabéns pelo ótimo trabalho!

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)